quinta-feira, 16 de agosto de 2012

Reflexão!

Reflexão!

Eu percebi que vale mais estar com alguém que goste de sua companhia e cuide de você, do que com o alguém que você 
tanto ama, mas não te valoriza.

As vezes só amor não é suficiente.

Reflexão!

Amor-próprio menina! Destrua de vez esse fantasma 
do passado que não te faz feliz!!
Enxugue essas lágrimas, recolhe esses caquinhos do coração caídos pelo chão e bola pra frente! 
Porque ali, bem naquela esquina da vida, que você não quer 
mais passar, tem alguém te esperando. 
E esse alguém sim vai te mostrar porque os outros são 
apenas outros. Alguém disse e eu concordo que o tempo cura, que a mágoa passa, que decepção não mata, e que a vida sempre...sempre continua!

Reflexão!

Reflexão!

Eliane Mattos Rocha


Essa Igreja eu me casei nela em 1994, no mesmo mês em que o Ayrton Senna morreu.
Uma história importante em minha vida.
Nada dura para sempre.
Os momentos são guardados na nossa mente.

Eliane Mattos Rocha


História

[editar]Arquitetura e decoração

A Igreja da Glória tem origem numa pequena ermida do século XVII construída em um terreno doado à Irmandade da Glória em 1699 por Cláudio do Amaral Gurgel. Não se sabe exatamente quando começou a construção da igreja, sabendo-se com certeza que foi inaugurada em 1739. Considera-se provável que tenha sido começada nos anos 1730, ainda que alguns acreditam que as obras começaram ainda em 1714. A tradição oral atribui o projeto ao tenente-coronel e engenheiro-militar português José Cardoso Ramalho, mas não há documentos que confirmem a autoria. A planta da igreja é composta por dois octógonos, o que lhe dá a forma de um "8". Os espaços curvos - especialmente elípticos - são uma forma típica do barroco e estreiam na arquitetura do Rio nesta igreja. Um dos octógonos é ocupado pela nave curva da igreja, enquanto o outro é ocupado pela sacristia. O interior da nave transmite uma sensação de monumentalidade, graças às pilastras de cantaria e ao teto abobadado.
As partes baixas da nave estão cobertas com magníficos painéis de azulejos brancos-azuis lisboetas, feitos entre 1735 e 1740 na oficina de Mestre Valentim de Almeida, com temas bíblicos, recentemente restaurados. A sacristia também está forrada de azulejos, mas com temas profanos (cenas de caça). A igreja tem três bons altares de feiçãorococó, datados da transição entre o século XVIII e o XIX. Sobre o arco-cruzeiro da capela-mor se encontra o escudo da Família Imperial Brasileira.
O exterior da Igreja da Glória tem um perfil característico, com os dois corpos octogonais precedidos por uma torre quadrangular coroada com uma cúpula de forma acebolada. O primeiro piso da torre tem uma galilé - espaço abobadado - por onde se entra na igreja através de um portal com um medalhão representando a Virgem e o Menino. Este portal e dois outros estão esculpidos em pedra de lioz e foram trazidos de Lisboa na segunda metade do século XVIII.

[editar]Capela Imperial

Após sua chegada ao Rio de Janeiro em 1808, a Família Real Portuguesa tomou especial predileção pela Igrejinha da Glória. Na igreja foi batizada em 1819 a primeira filha de D. Pedro I e D. Leopoldina, a princesa Maria da Glória, futura Rainha D. Maria II dePortugal. A partir daí todos os membros da Família Imperial foram batizados na Igreja da Glória, incluindo D. Pedro II e a Princesa Isabel. Em 1839, D. Pedro II outorgou o título de "Imperial" à Irmandade, conhecida, a partir de então, como Imperial Irmandade da Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

[editar]Restauro

Recentemente foi recuperada com auxílio do BNDES, graças a uma verba de 991.900 reais (2006), com os trabalhos a cargo da Azevedo Agência de Arquitetura. Em seu interior e exterior foram recuperados cobertura, fachadas, muros, paramentos, forros,altarestalhascalhas e sistema elétrico.

[editar]Características

Com paredes caiadas, emolduradas por pedras de granito, é uma das primeiras igrejas coloniais brasileiras com planta poligonal emestilo barroco. Os antecedentes lusos destas igrejas são encontrados em Lisboa, como na Igreja do Menino Deus (iniciada em 1711) do arquiteto régio João Antunes. No Brasil colônia, igrejas de planta poligonal foram construídas nessa mesma época também noRecife (Igreja de São Pedro dos Clérigos, iniciada em 1723) e em Salvador (Igreja de Nossa Senhora da Conceição da Praia, iniciada em 1739). A forma geral da igreja, de dois octógonos com torre na entrada, não tem antecedentes no Brasil nem antecedentes claros em Portugal.
Ficheiro:GloriaChurch-Rio-CCBY.jpg

Eliane Mattos Rocha

photo

OUTEIRO DA GLORIA

A Igreja de Nossa Senhora da Glória do Outeiro, mais conhecida simplesmente como Igreja da Glória, ergue-se no alto do outeiro da Glória, no bairro de mesmo nome, na cidade do Rio de Janeiro.
É considerada uma das jóias da arquitetura colonial brasileira e um dos mais característicos monumentos do Rio. Dada a sua localização elevada é facilmente visível do Aterro do Flamengo e arredores.
A Igreja da Glória tem origem numa pequena ermida do século XVII construída em um terreno doado à Irmandade da Glória em 1699 por Cláudio do Amaral Gurgel. Acredita-se que a atual igreja foi construída entre 1714 e 1739, com projeto atribuído ao tenente-coronel português José Cardoso Ramalho. A planta da igreja é composta por dois octógonos, o que lhe dá a forma de um "8". Os espaços curvos - especialmente elípticos - são uma forma típica do barroco e estréiam na arquitetura do Rio nesta igreja. Um dos octógonos é ocupado pela nave curva da igreja, enquanto o outro é ocupado pela sacristia. O interior da nave transmite uma sensação de monumentalidade, graças às pilastras de cantaria e ao teto abobadado.
As partes baixas da nave estão cobertas com magníficos painéis de azulejos brancos-azuis lisboetas, feitos entre 1735 e 1740 na oficina de Mestre Valentim de Almeida, com temas bíblicos, recentemente restaurados. A sacristia também está forrada de azulejos, mas com temas profanos (cenas de caça). A igreja tem três bons altares de feição rococó, datados da transição entre o século XVIII e o XIX, talhados talvez por Inácio Ferreira Pinto. Sobre o arco-cruzeiro da capela-mor se encontra o escudo da Família Imperial Brasileira.
O exterior da Igreja da Glória tem um perfil característico, com os dois corpos octogonais precedidos por uma torre quadrangular coroada com uma cúpula de forma acebolada. O primeiro piso da torre tem uma galilé - espaço abobadado - por onde se entra na igreja através de um portal com um medalhão representando a Virgem e o Menino. Este portal e dois outros estão esculpidos em pedra de lióz e foram trazidos de Lisboa na segunda metade do século XVIII
Após sua chegada ao Rio de Janeiro em 1808, a Família Real Portuguesa tomou especial predileção pela Igrejinha da Glória. Na igreja foi batizada em 1819 a primeira filha de D. Pedro I e D. Leopoldina, a princesa Maria da Glória, futura Rainha D. Maria II de Portugal. A partir daí todos os membros da Família Imperial foram batizados na Igreja da Glória, incluindo D. Pedro II e a Princesa Isabel. Em 1839, D. Pedro II outorgou o título de "Imperial" à Irmandade, conhecida, a partir de então, como Imperial Irmandade da Nossa Senhora da Glória do Outeiro.

A Igreja mais Linda do RJ.

Outeiro da GlóriaOuteiro da Glória  (crédito: Pedro Gama)
A Igreja da Glória é um exemplo de arquitetura barroca do período colonial brasileiro. Ornamentada com painéis de azulejos vindos de Lisboa, a Igreja apresenta uma decoração que varia entre o rococó e o neoclássico. A igreja pertence à Imperial Irmandade de Nossa Senhora da Glória do Outeiro e foi inaugurada em 1739.

Link-me

Banner created with MyBannerMaker.com

Meu novo cartão.

Meu novo cartão.

Meu lindo gato preto! Tbm é da sorte.

Gato preto.

Gato preto.

PINGUIM ROQUEIRO!

Meus pinguins!

Meus pinguins!

Familia pinguim.

Familia pinguim.

Pinguim chá.

Pinguim chá.

Pinguim coração.

Pinguim coração.

Nunca deixe de sonhar.

Nunca deixe de sonhar.

Meu signo.

Meu signo.

Minhas tatuagens

Minhas tatuagens

Minhas tatuagens

Minhas tatuagens

Imagem

Imagem

Meu sininho chinês da sorte!

Borboleta.

Borboleta.

Borboletas.

Borboletas.

Leão.

Leão.

Onça.

Onça.

Leão.

Leão.

Borboleta.

Borboleta.

Recomeçar.

Recomeçar.

Reflexão!

Reflexão!

Reflexão!

Reflexão!

Reflexão!

Reflexão!

LEIA SEMPRE.

LEIA SEMPRE.

RJ.

RJ.

Minha cidade maravilhosa RJ!

Minha cidade maravilhosa RJ!

Bandeira do Brasil.

Bandeira do Brasil.

Obrigada pela visita.Volte sempre!!!